A escolha da cor do piso de madeira mais adequado para sua casa é bastante difícil, já que se trata de algo que varia muito de pessoa para pessoa. Com o perdão do pleonasmo, trata-se de uma decisão extremamente pessoal. Na prática, porém, o que não faltam são opções que oferecem subsídios para que o maior acerto aconteça no momento de definir qual é a melhor tonalidade da composição.
Na hora de tirar seus planos do papel, você, enquanto cliente, deve conversar com o arquiteto responsável pela obra e explicar suas preferências para que ele, enquanto especialista, possa criar o ambiente ideal para seu espaço. Isso porque, ao lado do Mestre de Obras, é normalmente o arquiteto que se apresenta como o melhor profissional para ajudar neste sentido.
E os estabelecimentos focados na venda das matérias-primas?
No caso da Madipê, por exemplo, que é referência na comercialização de pisos, forros e outras estruturas desse tipo, o que não faltam são alternativas de madeira enquanto matéria-prima propriamente dita para cobrir esta lacuna.
Indo mais a fundo nessa história, é possível que o morador invista em espécies como cumaru, ipê, tauari e tatajuba e escolha qual é o modelo que melhor pode servir de finalização e acabamento a seu piso de madeira. De modo mais macro, essas opções ficam normalmente dispostas em tipos como assoalho, taco, tacão e outras superfícies que se destacam pelo alto valor agregado que oferecem às reformas e construções do zero.
Mais claro ou mais escuro?
Alguns espaços combinam com uma composição mais brande, leve, sutil e delicada. Outros ornam com um ambiente mais tradicional. Isso é comum, mas é necessário entender quando o tal “cada caso é um caso” se enquadra em suas exigências.
Ao lado dos arquitetos, pedreiros e demais responsáveis pela obra, outro profissional com atributos consolidados o bastante para lhe ajudar nesta etapa do trabalho é o designer de interiores. Via projetos e mockups, este especialista normalmente apresenta algumas opções de composição física para que você, após uma análise fria e racional, consiga escolher o melhor piso de madeira para sua construção.
Como alguns espaços permitem uma maior incidência dos raios solares em relação a outros, isso precisa ser considerado. Por outro lado, a recíproca também é verdadeira. Ou seja, ambientes com pouca ou menor ventilação também devem ser respeitados como tal, o que acaba interferindo nessa escolha.
Conte com a Madipê!
Referência no comércio de madeiras para construção e acabamento desde 1974, ano de sua fundação, a Madipê é legalizada em todos os órgãos nacionais de controle e fiscalização, como Ibama e Serflor. Localizada em Cascavel, no Paraná, a sede da Madipê é estruturada para receber diferentes perfis de clientes.
Um deles é justamente este: o indeciso em saber que tipo de tonalidade investir no momento da compra de seu piso de madeira. Portanto, caso seja exatamente este seu caso no momento, não hesite: entre em contato com a Madipê e tire todas as suas dúvidas!