![Processo de Instalação de Pisos de Madeira [Processo de Instalação]](https://www.madipe.com.br/site/img/instalacao.jpg)
Detalhes sobre a instalação
A instalação é feita na fase final da obra com o ambiente protegido com portas e janelas instaladas para proteção de incidência de sol e chuva, e também sem indícios de infiltrações pelo contrapiso ou pelas paredes. A pintura das paredes deve ser feita após a instalação do piso de madeira, protegendo o piso com papelão ondulado.
Após a instalação, existe um período de acomodação da madeira em torno de 15 dias, onde é comum uma pequena movimentação das peças, provocando abertura de frestas e desníveis, que podem ser corrigidas com calafetação.
Um perda em torno de 5 % a 15% de material ocorre devido a recortes nos cantos das paredes. A variação é de acordo com a forma de instalação e o tipo de piso de madeira. No assoalho tradicional a perda é maior podendo chegar até a 15% dependendo da forma de instalação no sentido de colocação das tábuas. No assoalho TG4, tacão, taco e lamparquet a perda é em torno de 5% a 10%. No parquet a perda é menor, em torno de 5%.