Passo a passo no preparo do contrapiso
Em paralelo a essas recomendações todas, também é muito importante saber como preparar o contrapiso para cada tipo de obra, como pisos térreos e pisos em andares superiores.
No caso do piso térreo, por exemplo, o que se deve usar é uma lona plástica debaixo do contrapiso, sobre a camada de pedra brita antes que se faça a massa de concreto.
Muito importante também a se fazer, é impermeabilizar a superfície para que a umidade não suba para a madeira.
Como nem poderia ser diferente, é claro que existe um passo a passo para se fazer o contrapiso usando a lona plástica. Veja os tópicos a seguir e aprofunde-se no assunto:
Nivelar e socar a terra
Colocar uma camada de pedra brita sobre a terra
Estender a lona plástica sobre a pedra brita
Fazer o contrapiso sobre a lona plástica
Desempenar e alisar o contrapiso
Pronto: o contrapiso está preparado para colar o taco de madeira
Já no caso dos pisos em andares superiores, como é o exemplo dos apartamentos, além dos andares superiores de sobrados, não é necessário o uso de lona ou impermeabilizante por se tratar de uma superfície pautada no contrapiso sobre laje, longe da umidade da terra.
Já tanto para piso térreo quanto para pisos superiores, a base do contrapiso nunca deve ficar fraca, arenosa ou porosa. Pelo contrário, uma vez que ela deve ser desempenada e lisa, de preferência quase queimada, para maior aderência pela cola.